domingo, 31 de agosto de 2014

Ação e participação:

festa da cooperação do Sistema OCB/SESCOOP

Nesta primeira edição do Jornal Mural do Sistema OCB/SESCOOP-GO, o destaque é para quem ajuda a construir ambas as instituições diariamente, e ainda ajuda o próximo. Nas vésperas do Dia C, os colaboradores da Casa do Cooperativismo deram uma lição de voluntariado e iniciaram várias ações dentro da proposta do Dia de Cooperar.
 Na entrevista, a funcionária mais antiga da Casa do Cooperativismo, Dona Ana, fala das impressões de mais de duas décadas de trabalho. Ela, assim como os demais funcionários participaram da tradicional festa junina, que além de diversão, foi o primeiro passo da campanha para o Dia C. Antes da festa junina, foram arrecadados 90 quilos de alimentos e doados para a Creche Sagrada Família. 


Festa Junina Solidária

Festa junina de 2014 teve um ingrediente a mais: solidariedade

No dia 7 de julho, data em que se comemorou o "Voluntariado Social", cerca de 50 crianças carentes atendidas pela Creche Sagrada Família foram beneficiadas com mais de 90 kg de alimentos. Os donativos foram arrecadados durante a "Festa Junina Solidária", promovida em 27 de junho por funcionários do Sistema OCB/SESCOOP-GO.
A instituição filantrópica é totalmente mantida por doações e foi a primeira beneficiada por uma ação do Dia de Cooperar (Dia C) realizada por colaboradores da Casa do Cooperativismo Goiano. Localizada no Jardim Brasil, em Goiânia, a creche oferece atividades pedagógicas e lúdicas para crianças com idade entre 2 e 5 anos. Essa foi a primeira de um conjunto de ações realizadas pelos funcionários da Casa do Cooperativismo para o Dia C.


Novo visual 

Muro ganhou layout especial com referência ao Dia C, Dia de Cooperar

O muro de uma das laterais da Casa do Cooperativismo e a parte do túnel voltada para a Avenida H ganharam cores e beleza. A fachada que estava pichada e sem atrativo algum, foi grafitada pelo artista urbano Maurício Bueno, com a ajuda de 11 colaboradores do Sistema OCB/SESCOOP-GO. Nas fachadas foram pintados ícones e motivos relacionados ao Dia C  e a região ganhou um aspecto mais leve e colorido. 


Doação de Sangue

Colaboradores doaram sangue  para a Campanha do Dia C


Outra ação do Dia C, realizada pelos colaboradores do Sistema OCB/SESCOOP-GO aconteceu no dia 20 de agosto. Eles fizeram doação de sangue no INGOH. Um viva para quem ajudou o próximo. E, apesar de ter ido ao Ingoh, percebe-se na foto acima, a ausência do colaborador Carlos Eduardo. O que deve ter acontecido??

Conversando com Dona Ana




Dona Ana : muita dedicação e boa vontade a serviço dos colegas de trabalho



A funcionária mais antiga do Sistema OCB-GO, também é uma das mais carismáticas e queridas da empresa.  Ana Izidoro do Nascimento, mais conhecida como dona Ana, é um patrimônio da casa do cooperativismo.

 Tudo começou em maio de 1988. Dona Ana soube por meio de um conhecido que havia uma vaga para auxiliar de serviços gerais na OCB, e, como tinha experiência como empregada doméstica não foi difícil conseguir a vaga. “Eu estava precisando, vim e fui aceita para o cargo”, diz alegre.  Hoje apesar de ter o mesmo cargo, dona Ana atua mais como copeira.   Questionada sobre porquê de permanecer tanto tempo na empresa,  ela conta que gosta do trabalho, do ambiente, que se sente entre familiares. Também, precisava do salário para se sustentar e cuidar do filho.  Dona Ana, também relata que não consegue ficar muito tempo afastada do trabalho e que se sente mal ao ficar em casa sem a rotina diária do serviço. “Pretendo me aposentar trabalhando na OCB”, ressalta. Uma unanimidade na Casa do Cooperativismo, Dona Ana, diz que sente muito no ambiente de trabalho e que se apega aos colegas, a ponto de quando um sai ela fica chateada. “Quem fica aqui é porque gosta e muitos saem, mas depois voltam”, ressalta.


“Quem fica aqui é porque gosta e muitos saem, mas depois voltam”, 

Monólogo por Chico Anysio


Chico Anysio, mestre do humor nacional, revela no poema Monólogo, uma faceta pouco conhecida do grande público, seu talento também no universo da escrita. Neste poema, ele descreve o mundo utilizando somente palavras iniciadas com a letra M.






Mundo moderno, marco malévolo, mesclando mentiras, modificando maneiras, mascarando maracutaias, majestoso manicômio. Meu monólogo mostra mentiras, mazelas, misérias, massacres, miscigenação, morticínio -- maior maldade mundial.

Madrugada, matuto magro, macrocéfalo, mastiga média morna. Monta matumbo malhado munindo machado, martelo, mochila murcha, margeia mata maior. Manhãzinha, move moinho, moendo macaxeira, mandioca. Meio-dia mata marreco, manjar melhorzinho. Meia-noite, mima mulherzinha mimosa, Maria morena, momento maravilha, motivação mútua, mas monocórdia mesmice. Muitos migram, macilentos, maltrapilhos. Morarão modestamente, malocas metropolitanas, mocambos miseráveis. Menos moral, menos mantimentos, mais menosprezo. Metade morre.

Mundo maligno, misturando mendigos maltratados, menores metralhados, militares mandões, meretrizes, marafonas, mocinhas, meras meninas, mariposas mortificando-se moralmente, modestas moças maculadas, mercenárias mulheres marcadas.

Mundo medíocre. Milionários montam mansões magníficas: melhor mármore, mobília mirabolante, máxima megalomania, mordomo, mercedes, motorista, mãos... Magnatas manobrando milhões, mas maioria morre minguando. Moradia meiágua, menos, marquise.

Mundo maluco, máquina mortífera. Mundo moderno, melhore. Melhore mais, melhore muito, melhore mesmo. Merecemos. Maldito mundo moderno, mundinho merda.

Biblioteca do Sistema OCB/SESCOOP-GO





Por Ernane

A Biblioteca do Sistema OCB/SESCOOP-GO foi criada na década de 80 e é a única, no Estado de Goiás, especializada em cooperativismo. Tem como missão, “promover o acesso, a recuperação e a transferência de informação para a comunidade cooperativista de forma atualizada, ágil e qualificada, contribuindo para a formação de pessoas conscientes e perfeitamente integradas ao cooperativismo” e como visão, “tornar-se o centro de referência em informação cooperativista no Estado de Goiás”.

Atualmente, a Biblioteca possui mais de 4 mil títulos, catalogados em sua Base de Dados (Biblioshop) e seu acervo engloba, preferencialmente, a literatura cooperativista, tratando assuntos de aspectos jurídicos, administrativos, contábeis, gestão, princípios e legislação. Conta também, com outros assuntos como: agronegócio/agricultura, direito e administração.

O atendimento é direcionado a comunidade cooperativista, funcionários do Sistema OCB/SESCOOP-GO e o público em geral, além de oferecer espaço físico para estudo e pesquisa. A consulta ao acervo pode ser feita através do catálogo online, disponível na página do Sistema, www.goiascooperativo.coop.br.

O acervo é organizado em Seção de Referência, Acervo Geral, Acervo Multimídia, Coleção Especial, Coleção SESCOOP e Seção de Periódicos. Os exemplares que compõe a Coleção Especial e a Coleção SESCOOP não estão disponíveis para empréstimo domiciliar, a consulta é local. Os exemplares que compõe as demais coleções estão disponíveis para empréstimo domiciliar aos colaboradores do Sistema e a comunidade cooperativista.

Dentre os títulos, destaca-se o livro “Historia De Los Pioneros de Rochdale”, do autor britânico Georges Jacob Holyoake, traduzido para o idioma espanhol, possui data de edição e publicação de 1975, na cidade de Buenos Aires, Argentina. Um dos mais antigos e compõe a Coleção Especial.

A biblioteca recebe doações para a composição de seu acervo e, todo material,  ao dar entrada na biblioteca é avaliado (conforme a Política 001/2010 para formação e desenvolvimento de coleções), classificado (conforme a Classificação Decimal Universal – CDU), catalogado e inserido na base de dados. Posteriormente, os exemplares recebem o Ex libris (Registro de Propriedade do Acervo) e é, por sua vez, disponibilizado para consulta e empréstimo, conforme ressalvas das coleções.

O horário de funcionamento para o público externo é de segunda a sexta, das 8h às 16h30min, para o público interno o atendimento é de segunda a sexta das 8h às 17h, e para ambos os públicos, inexiste atendimento no período entre 12h e 13h.

Amplie seus conhecimentos sobre o mundo cooperativista. Utilize a Biblioteca do Sistema OCB/SESCOOP-GO.


Entre Aspas

“Não podemos prever o futuro, 
mas podemos criá-lo.”

Peter Drucker

Programa 8S:


Cartilhas eletrônicas sobre o Programa 8S apresentam particularidades de cada S

Cooperando para um ambiente de trabalho melhor
O Sistema OCB/SESCOOP-GO já iniciou a implantação do Programa 8S na Casa do Cooperativismo Goiano.  E nós, colaboradores, teremos papel primordial para o sucesso do projeto.  


Qual o conceito dos 8 S?
Os 8S são oito conceitos criados a partir da filosofia japonesa, e que preveem a melhor condução das atividades, a partir da transformação do ambiente de trabalho.
Cada S faz parte de um conjunto de oito conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e suas atitudes.  O programa 8S  deve ser iniciado de forma mobilizar as pessoas em torno de objetivos simples, gerando resultados, que irão sustentar a motivação do pessoal envolvido. Trata-se de um processo educativo que possibilita a mudança comportamental e cultural das pessoas na organização, com o objetivo de uma vida harmoniosa no trabalho. 

Significado dos 8 S?
Os 8S no Brasil foram interpretados como senso, para manter o nome original do programa. De origem japonesa, as oito atividades começam com a letra s. 0 significado de senso é: aplicação correta da razão para julgar ou racionar.

Shikari Yaro – Senso de determinação e união
Shido  - Senso de treinamento 
Seiri – Senso de descarte, utilização ou seleção
Seiton - Senso de ordenação, arrumação ou organização
Seiso – Senso de limpeza ou zelo 
Setsuyaku – Senso de economia e combate aos desperdícios 
Seiketsu – Senso de higiene, asseio, bem-estar, padronização ou saúde
Shitsuke – Senso de autodisciplina, disciplina ou manutenção da ordem

Como ajudar?
Tudo começa com um olhar atento! Preciso de tudo o que está em minha mesa? Estou guardando os materiais e ferramentas de forma adequada e no local ideal? Colaboro com a limpeza do ambiente?  A partir dessa reflexão certamente muita coisa já começa a melhorar!

Por que ajudar?
O programa tem o objetivo de eliminar desperdícios e proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável, saudável e organizado. Para cooperarmos pela implantação desse sistema precisamos, primeiramente, conhecê-lo melhor. Pensando nisso, todos receberão, semanalmente esse informativo que vai abordar cada um dos conceitos a serem praticados pelo programa.



FIQUE DE OLHO
As cartilhas do Programa 8S estão disponíveis em nossa intranet. 
Basta clicar em cada uma delas





Dica de Vídeo

A Outra Terra (Another Earth)



Na noite em que a humanidade toma conhecimento da existência de um novo planeta, a estudante de astrofísica Rhoda Williams (Brit Marling)
dirige seu carro com os olhos voltados para o pequeno ponto azul no espaço, ela não percebe um outro veículo parado à sua frente.
O acidente tira a vida da esposa grávida e do filho do compositor John Burroughs (William Mapother).

Depois de cumprir 4 anos de prisão por ter causado o acidente, ela procura John, envolvendo-se com ele, com o tempo muitas coisas mudam, inclusive com a descoberta

de que o novo mundo é uma cópia do Planeta Terra.


EUA , 2011 - 92 minutos /Drama / Ficção científica
Direção: Mike Cahill
Roteiro: Brit Marling, Mike Cahill
Elenco: Brit Marling, William Mapother, Flint Beverage, Jordan Baker, Robin Taylor, Kumar Pallana


Dica de Leitura



“Imagina! Eu? Olhando aquela moça? Nunca.”

##

“Amor, acabou a bateria!” 


Aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra, digo; aquele que nunca contou uma mentira, que atire a primeira pedra! Sim, a mentira, esta e estará (previsão de quem vos escreve!J) sempre presente na humanidade, não há como evitar! Podem ser inocentes, despretenciosas, pra entrosar com um grupo, pra escapar de um puxão de orelha, pra evitar magoar alguém, mas podem ter dimensões graves imensuráveis. Não me venham com mentiras moralistas, de que não se identificarão, em algum momento, com as situações das quarenta e uma crônicas, reunidas na obra do ilustre Luís Fernando Veríssimo. As Mentiras que os Homens Contam (Objetiva, 2000, 167 páginas) revelam, com muito bom humor e uma linguagem coloquial e elegante, um arsenal de mentiras do cotidiano, mais precisamente do universo masculino! Rs. Mas fiquem tranquilos meninos, pois “ninguém vai ficar sabendo!”.

(Por Isaura Miranda) 

A palavra é...

...Filiação


Diferentemente do Registro, obrigatório às cooperativas para o seu funcionamento, a Filiação Sindical é facultativa. Está previsto no Art 8º do Estatuto Social da OCB-GO:
 “Às sociedades Cooperativas registradas é facultado o direito de se filiar à OCB-GO, passando a usufruir de serviços extralegais e assumindo, por consequência, os deveres
 e obrigações decorrentes da Lei, deste estatuto e das deliberações tomadas pela OCB-GO, em face da espontânea filiação, especialmente no que diz respeito ao pagamento
 da contribuição da manutenção mensal”. A filiação, portanto, não é obrigatória. Porém, para ter acesso aos serviços prestados pela OCB-GO, como assessoria jurídica e contábil,  apoio logístico, entre outros, é necessário ser filiada.

(Contribuição: Daniel Cavalier)

Pense Nisso


Creio que é preciso estimular uma cultura do encontro, em todo o mundo. No mundo todo. De modo que cada um sinta a necessidade de dar à humanidade os valores éticos de que a humanidade necessita. Cada religião tem suas crenças. Mas, dentro dos valores de sua própria fé, trabalhar pelo próximo. E nos encontrarmos todos para trabalhar pelos outros. Se há uma criança que tem fome, que não tem educação, o que deve nos mobilizar é que ela deixe de ter fome e tenha educação. Se essa educação virá dos católicos, dos protestantes, dos ortodoxos ou dos judeus, não importa. O que me importa é que a eduquem e saciem a sua fome”.

Papa Francisco
 Rio de Janeiro, 2013 (colaboração de Fernanda Mio)